Muitas pessoas relatam que tem dificuldades em comer pouco, com moderação, tem muita vontade de comer doces ou guloseimas. Este é um fator muito associado a deficiências nutricionais e a alterações hormonais.

A compulsão alimentar nada mais é que o corpo anunciando que precisa de um determinado alimento e que ele não está funcionando adequadamente. Este sintoma aparece geralmente em pessoas que são mais ansiosas, agitadas, nervosas ou até mesmo em outras.

A compulsão por doces nos remete a falta que eles estão fazendo no corpo e por isso ele nos emite algum sinal para aumentarmos a ingestão. O aumento da vontade de comer doces geralmente está relacionado com a diminuição do hormônio da serotonina, que é o hormônio do humor. Quando há diminuição deste o corpo precisa de doces para aumentar a sensação de prazer. Mas não é o doce que faz isso, mas sim outro mecanismo mais complexo de se explicar por aqui. Outro fator ligado é a resistência a insulina. Pessoas com esta resistência tendem a querer mais doces porque a insulina não consegue colocar o açúcar para dentro das células e produzir energia e assim parece que não tem açúcar nunca e o corpo emite sinais porque ele precisa de açúcar. A mesma explicação serve para os diabéticos descompensados (sem controle correto).

O aumento do hormônio cortisol, que está relacionado ao o estresse e ansiedade também faz aumentar esta ingestão. Falta de zinco, magnésio, vitamina B6, B12, colina, selênio e outros minerais quando deficientes aumentam a ingestão de doces.

Algumas patologias também estão associadas como a depressão, hiperatividade, diabetes, resistência a insulina, síndrome do ovário policístico, câncer e outras menos comuns.
Aqui algumas dicas para diminuir esta compulsão por doces: aumentar a ingestão de banana porque é rica em triptofano, aminoácido precursor da síntese da serotonina, comer abacate que diminui o cortisol, oleaginosas que são ricas em vitaminas e minerais importantes, frutas secas por ajudar também nos sintomas da TPM e por serem ricas em fibras, comer sempre de 3 em 3 horas, isso é muito importante, evitar o consumo de adoçantes, colocar a canela porque é doce e ainda diminui a absorção de açúcar.

Veja aqui o Programa para Melhora de Doenças, Sinais e Sintomas! Além do Programa de Emagrecimento Permanente.

 

*Texto exclusivo do site Ana Paula Fidélis – Nutricionista em BH.